xDigital Graphic Collages / MªJoão Faustino / 939314589 / mjoao@mjoaofaustino.com

xPT / EN

 

 
   

 

Colagens gráficas

Estas composições / colagens têm direitos de autor reservados
a Maria João Faustino.

Há 3 comecei a desenvolver o projecto “The F Chain - Fragment, Figure & Frame (Digital Graphic Collages)”. Nas composições, é usada a técnica de “colagens” digitais, quase sempre com cores muito vibrantes. Este tipo de registo é muito “cru” e espontâneo, permitindo ilimitadas possibilidades de experimentação no que diz respeito à desconstrução e construção da imagem, ou seja, os fragmentos são “recortados” e descontextualizados e, quando inseridos noutro contexto, transfiguram-se. E é nesse jogo que reside a beleza desta técnica. O nome dado ao projecto, “The F Chain - Fragment, Figure & Frame”, parte desse princípio. Os fragmentos provenientes de diferentes contextos juntam-se a outros fragmentos no jogo das experimentações, formando figuras que, no seu conjunto, formam a história e o enquadramento final (frame). Assim, este tipo de expressão acaba por fazer diluir a técnica com o conceito, já que permite traduzir o que pretendo sob diversos níveis: sensorial, estético, cromático e conceptual.

As "colagens" são feitas com elementos gráficos, tipográficos e fotográficos. Há uma cuidadosa conjugação dos mesmos para criar composições equilibradas e dinâmicas, que convidem à subjectividade e com uma abrangente paleta cromática.

Existe uma grande influência das linguagens “Pop Art” e “Vintage”.

As obras são feitas em suporte digital, em Photoshop e Ilustrator. São depois impressas em alta qualidade, com tintas de longa durabilidade, em tela de artista matte de 430gr e preparadas para vários tamanhos. Já têm estrutura em madeira, grade de pinho de 4cm de espessura e acabamento no verso com fita craft. A técnica de impressão chama-se Giclée. É uma técnica mais actual que a serigrafia e tem mais qualidade de resolução e cores. No caso de se optar por um tamanho diferente, o preço será proporcionalmente variável.

Desta forma, e uma vez que faço a produção final em tela impressa, as obras não são peças únicas (ou seja, os trabalhos são meus e têm direitos de autor reservados mas poderei vender o mesmo trabalho a mais que uma pessoa), e é por essa razão que têm preços bastante acessíveis. Tendo em conta os valores praticados e as inúmeras horas que cada composição envolve, não faria sentido uma venda única, isto para além do elevado custo de impressão e engradamento da tela. A arte digital é uma forma de expressão relativamente recente e não segue os parâmetros da “arte tradicional”.

 

Formação e Percurso

Sou licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (Licenciatura pré-Bolonha - 5 anos). Na mesma instituição frequentei 3 anos de Fotografia (extra-curricular).

Fiz também algumas formações complementares de Design Gráfico e Webdesign na Escola Flag, em Lisboa, e mais recentemente uma formação em Cinema 4D (aplicação de 3D).

Tenho 10 anos de experiência profissional na área do Design Gráfico (grande parte em agências de comunicação e alguns projectos em regime freelance). Os projectos sempre abrangeram diversas áreas do Design de Comunicação, quer em formato impresso, quer em formato digital.

Em 2005, realizei uma exposição de Fotografia, no âmbito do evento “LisboaPhoto 2005”, sob o tema “Percursos - Olhares de Sete estudantes”.
Participei em alguns concursos de Design gráfico como o "Catálogo Jovem Designer".

Com o projecto "Graphic Collages", já expus em algumas galerias e nas exposições colectivas de Colagens que se realizam uma vez por ano em diferentes cidades europeias, com artistas convidados de várias nacionalidades (Collagistas Festival - collagistas.weebly.com).

Recentemente, fui também convidada para uma parceria com a empresa/marca TORANJA, a qual trabalha com um número restrito de ilustradores portugueses, aplicando as suas composições em vários objectos de decoração e uso quotidiano..